
A música pode ser uma ferramenta bastante poderosa para o marketing de uma empresa. Com ela, se tem a facilidade de passar uma mensagem ao cliente sem exigir que este volte sua total atenção ao que está sendo executado. Além disso, a música tem uma ligação com nossa memória afetiva, o que pode ser usado para cativar ainda mais as pessoas.
Por isso, algumas empresas já lançaram mão de uma identidade musical, visto que reflete positivamente na conquista de clientes e, consequentemente, nos lucros da empresa.
Para criar uma identidade musical para sua empresa, primeiro é preciso saber quem são os seus clientes. Qual o perfil dos seus consumidores? Elaborar uma playlist com o que faz sucesso entre o público adolescente não surtirá efeitos positivos se sua empresa tiver como público-alvo, por exemplo, homens acima de 40 anos. Um levantamento acerca do perfil de cliente é imprescindível.
Depois de traçado o perfil de clientes, pense sobre quais mensagens sua empresa quer transmitir. Sua empresa está ligada a causas sociais? Selecione músicas e/ou artistas que representem as mesmas causas. Você quer que sua empresa seja lembrada por ser um ambiente descontraído? Procure faixas alegres que tenham a ver com seu público. Mas, e se seu estabelecimento for um espaço para relaxar? Opte por músicas mais brandas, instrumentais ou não, que condizem com tal característica.
Ou seja, detalhe o perfil de sua empresa, com valores e mensagens que você quer que sejam associadas a ela. Se tiver sócios, reúnam-se e ponham na pauta o que deve ser enfatizado em suas playlists.
Lembre-se de evitar músicas com letras polêmicas, que desrespeitem grupos específicos ou façam apologias a discursos mal vistos. Assim, além de não ofender ideologias de clientes, evita que sua marca compactue, sem intenção, com ideias opostas a seus valores.
Por fim, considere a atualidade das músicas. Em alguns estabelecimentos, o ideal é que a playlist contenha hits da atualidade. Enquanto em outros, músicas próprias de uma geração ou que fizeram história são as mais indicadas.
Se for definir sua identidade musical, conte com a LetsUp para reproduzi-la! O LetsSound realiza a reprodução de músicas diretamente em seus estabelecimentos. Além de playlists, nossa plataforma também executa anúncios programados ou ao vivo. Ainda, com a ferramenta de gestão multi-loja, você pode reproduzir tudo isso em todas as suas lojas. Para saber mais, acesse letsup.com.br/sound.