
O comportamento do consumidor muda a medida que o mercado financeiro e tecnológico também muda. As redes sociais implicaram em uma velocidade de comunicação trazendo uma seletividade maior aos consumidores, fazendo com que as empresas precisem entender cada vez mais quem consome o seu produto e porque. É por esses e outros motivos que a estratégia de criar um buyer persona é tão importante.
Um buyer persona, ou simplesmente persona, é um perfil de cliente criado para auxiliar a empresa a traçar melhor estratégias de marketing e comunicação. Para ilustrar, um exemplo simples de persona: Maria, 20 anos, estudante de publicidade, já atuando no mercado de trabalho, quando tem tempo, vai ao cinema; Maria evita andar com muitos livros porque passa o dia fora de casa e não quer carregar peso; Maria precisa de um produto que se adeque às suas necessidades.
Um empresa pode ter vários perfis de personas, assim, seus serviços e comunicação podem adequar-se melhor ao hábitos de um maior número de pessoas que formam o público-alvo. Porém, essas características das personas não devem vir de suposições, mas sim baseadas em dados concretos. A empresa deve ter informações de seu público como, por exemplo, faixa etária, gênero, formação educacional, classe social e cidade.
As personas têm a finalidade de tornar mais fácil a elaboração de estratégias de venda, marketing e comunicação da empresa. Se você tem uma informação X para entregar ao seu cliente, você pode abordar o assunto de diversas maneiras e em diferentes canais. Por exemplo: se eu trabalho com um produto consumido em sua maioria por jovens de 18 a 25 anos e não uso as redes sociais para conversar com esse público, estou perdendo um grande potencial de conversão. Mas para saber as oportunidades que eu posso ter, eu preciso saber quem são os meus clientes para assim, acertar em cheio na minha estratégia e execução.