
Fideliza-se um cliente de várias maneiras: por meio de um bom atendimento, uma comunicação adequada, pela excelência dos serviços e produtos etc. Mas, para isso acontecer, o potencial cliente deve primeiro chegar a seu estabelecimento. Dentre tantos concorrentes, ele deve escolher a sua loja. Como fazer isso? Chamando sua atenção.
O apelo visual é uma forma eficiente de um estabelecimento ganhar destaque entre tantos outros do mesmo segmento. Trabalhar o ponto-de-venda decorativamente, sem deixar de lado até os equipamentos e móveis, e investir em itens que chamem atenção é um modo de firmar a identidade, atrair visitantes e, lógico, conquistá-los.
A comunicação visual externa, isto é, a fachada ou a frente do estabelecimento, deve estar em sintonia com a identidade da empresa, com letreiros e/ou informações bem legíveis e apostar no contraste de cores como modo de atrair a visão do cliente. O contraste de cores deve ser bem pensado, extravagância pode espantar no lugar de atrair. Já internamente, tudo deve estar em harmonia. A iluminação deve atender à proposta da empresa; anúncios e outros modos de comunicação têm de condizer com o ambiente; todos os detalhes devem ser considerados – desde a fonte de um cardápio à cor de um objeto decorativo.
As cores utilizadas no estabelecimento devem ser pensadas com cuidado e empregadas na medida certa. Por exemplo, se quiser que as paredes sejam inteiramente claras, informações em mídia indoor podem contar com cores mais vivas, assim irão atrair a atenção do cliente para o que está sendo exibido devido ao efeito contrastante obtido. Porém, se as paredes do estabelecimento forem coloridas e as telas exibirem conteúdos em tom parecido duas coisas podem acontecer: ou as informações passarão despercebidas ou, pior, irão desagradar visualmente.
A mesma lógica deve ser utilizada com os elementos distribuídos pela empresa, como móveis, objetos decorativos, balcões etc. O equilíbrio de cores sempre deve ser considerado. A atmosfera do estabelecimento é construída com base nos detalhes. Aproveite também o apelo visual para dizer ao cliente o que você quer que ele saiba (com anúncios, marca ou informações gerais).
A LetsUp conta com a melhor plataforma de mídia indoor. Nela os conteúdos visuais podem ser criados de modo a enquadrar-se com o estabelecimento, marca e imagem que a empresa quer passar. Conheça um pouco mais do LetsTV: letsup.com.br/tv.