A utilização do som para afetar diretamente o cliente não é mais novidade no mercado. Embora se saiba que estratégias por meio da sonorização são capazes de reforçar o vínculo entre empresa e cliente, melhorar a experiência de quem visita estabelecimentos e criar uma imagem positiva da marca, muitos questionamentos ainda surgem ao lidar com estratégias sonoras nos negócios.
Assim, vamos tratar de alguns mitos e verdades sobre a atualização de Music Branding por parte das empresas.
Para iniciar a discussão, não é verdade que quanto mais alto o volume, melhor a sensação gerada no cliente. Apesar de poder haver um público mais receptivo a volume alto, muito barulho pode tornar qualquer estabelecimento inóspito (logicamente, não estamos falando de baladas e casas de show). Assim, considere um volume alto o suficiente para sobrepor-se a sons externos, mas baixo o bastante para não incomodar os clientes.
Hits do momento são sempre uma boa ideia? Depende muito do seu negócio e de seu público. Muitas vezes, os clientes preferem músicas não tão atuais, enquanto certo público vai preferir as mais tocadas na atualidade (a exemplo dos mais jovens que acompanham todas as novidades nas mídias). Ao considerar incluir um hit atual na playlist, é sempre bom ter em mente que há músicas que estão sendo tão tocadas que chegam a irritar os ouvintes, é o famoso “não aguento mais essa música!”. Então, sempre faça levantamentos antes de reproduzir qualquer música em seu estabelecimento, para não criar efeitos contrários ao desejado.
O som ambiente interfere na produtividade dos funcionários? Sim, assim como afeta consumidores, afetará também os colaboradores da empresa. Se seus funcionários têm o mesmo perfil de seus clientes, não há muitos problemas, visto que todos se sentirão estimulados no estabelecimento. Porém, se existe divergência entre o perfil de seus colaboradores e de seus clientes, o ideal é criar uma playlist equilibrada.
Por fim, é verdade que músicas lentas fazem as pessoas agirem mais lentamente em um estabelecimento? Já foi constatado que esta afirmação é verdadeira. Músicas suaves e lentas parecem fazer o cliente agir de modo mais lento, passando mais tempo em sua loja. Porém, em alguns segmentos a maior permanência não irá significar aumento nas vendas. Em franquias de fast-food e restaurantes que exigem maior movimentação de clientes, o ideal é não utilizar músicas tão lentas já que, após estar saciado, o cliente irá demorar a desocupar a mesa, mesmo sem estar consumindo.
Se após avaliar seu negócio e objetivos você deseja levar Music Branding a sua empresa, utilize o LetsSound, plataforma de sonorização da LetsUp, que permite a reprodução de qualquer conteúdo sonoro em um ou vários estabelecimentos. Facilidade em manusear e atualizar o que é reproduzido em sua empresa só com o LetsSound. Visite letsup.com.br/sound e conheça um pouco mais sobre o serviço.