
Nos dias atuais, o varejo global precisa urgentemente entender a era digital atual e traçar estratégias que saiam do mundo físico. “Existe um forte consenso nas áreas em que o varejo precisa focar para que ele consiga encontrar as necessidades dos consumidores e do mundo digital”, comenta Ian McGarride, Chairman do World Retail Congress[1].
Para ajudar as empresas neste desafio, a LetsUp desenvolveu a Bela, nossa inteligência artificial especializada em marketing indoor. Com ela, é possível analisar informações e tomar decisões. O que sua empresa faz com as informações é a chave para o futuro da relação de consumo. Cada vez mais, as lojas precisam aprender com seus clientes a melhor forma de atendê-los e como oferecer experiências únicas e um tratamento individualizado.
O primeiro aspecto a ser pensado na hora da personalização é ter consciência de que cada unidade de loja é diferente. Ela possui características de público, fluxo de pessoas, clima e trânsito que são diretamente impactadas pelo localização onde estão. Por localização consideramos não apenas bairro, cidade e estado mas também shoppings, ruas, avenidas, aeroportos e etc.
Esta variação de cenário deve ser considerada fortemente para estabelecer sua comunicação com os clientes, por exemplo: Se você tiver uma cafeteria, em uma rua movimentada de uma grande cidade é provável que a faixa etária dos seus clientes gire em torno dos 35 anos. Contudo, existindo uma universidade próxima a sua loja é provável que em alguns momentos do dia a faixa etária dos clientes seja reduzida. Será que a mesma comunicação que é feita com os clientes de 35 anos deverá ser feita para clientes de 20 anos? Definir uma linguagem publicitária mediana para atingir os dois públicos é a escolha ideal? Ou será que seremos jovens demais para os de 35 e velhos demais para os de 20?
Logo, a primeira habilidade que a Bela precisou aprender foi identificar e gerenciar essas diferenças, aprender com o dia-a-dia dos clientes e mapear o entorno das lojas. Outro ponto importante para a transformação da experiência de consumo é identificar quem são os clientes que estão na loja em determinado momento, e com isso, calcular as características dos consumidores e atualizar este perfil a cada segundo.
Para permitir esta identificação a Bela dispõe de ferramentas tecnológicas, o Aplicativo da empresa e Plataforma de Wifi. A primeira identifica de forma automática todas as vezes que um cliente tendo em seu smartphones o aplicativo da loja entre na mesma. Outra opção é oferecer Wi-Fi gratuitamente mediante ao cadastro, identificando em tempo real os clientes que se conectam na sua rede, sem a necessidade de aplicativos instalados nos smartphones dos clientes.
Atribua a sua loja a inteligência necessária para atender melhor os seus clientes e construir laços duradouros. Para mais informações acesse: http://letsup.com.br/.
[1]http://www.portalnovarejo.com.br/2017/03/16/os-desafios-do-varejo-para-2017-em-8-regioes-do-mundo/
Para mais informações, clique nos links abaixo:
Entenda melhor sobre a fermenta de inteligência da LetsUP
Para entender como a Bela está transformando a experiência de consumo no varejo físico, clique aqui.