
A música está presente no dia a dia de todos. Desde o nascimento somos ligados ao som e utilizamos dele para nos comunicar com o mundo. O Music Branding é a mais nova tendência que trabalha esta concepção, explorando a percepção que o cliente tem da ambientação da sua loja para ser lembrada.
“A música contribui para uma conexão ainda mais verdadeira entre marca e público e, por ser uma forma de expressão altamente sentimental, carrega uma carga emocional muito forte”, explica Rafael Achutti, especialista em curadoria musical para marcas – ou Music Branding. Grandes empresas e lojas vem adotando uma identidade musical e o Music Branding como estratégia para fidelizar seus clientes.
A Heineken, Pepsi, Brahma e diversas outras marcas estão se fixando no mercado através da sua identidade musical e buscam serem lembradas quando você ouve determinada música ou ritmo. Como por exemplo, Heineken vem patrocinando festivais de rock, a Pepsi festivais de eletrônica e a Brahma construiu toda uma identidade através do sertanejo. Além de ser a maior patrocinadora de eventos sertanejos no Brasil, a marca criou uma plataforma, nomeada Brahma Sertanejo, que busca oferecer um conteúdo diferenciado para fãs deste estilo musical.
A Coca-Cola é uma marca que inovou e reinventou o Music Branding. Através dele a empresa deixou de vender refrigerante e agora vende felicidade. A música tradicional dos comerciais da Coca-Cola são reconhecidos em todo o mundo e a marca não mede esforços para trazer experiências sensoriais maiores e buscando fazer parte do dia a dia musical dos seus clientes. Para isso, ela criou a Coca-Cola FM, sua própria rádio, que toca os principais hits de pop e rock. As seleções musicais podem ser acessadas por consumidores pela internet ou aplicativo Coca Cola FM.
A marca francesa, Lacoste também reconheceu a importância de criar uma experiência única para seu cliente e o papel da música nessa missão. A empresa desenvolveu uma identidade musical para que a experiência na loja seja única e original. Como a marca tem uma grande herança histórica e cultural, optaram por trilhas que realçam estes ideais e transmitam a mensagem da marca ao longo da experiência de compra do cliente.
Mas estas iniciativas não são restritas a grandes empresas, assim como a Lacoste, você pode, junto a nossos especialistas, desenvolver uma identidade musical para a sua marca. Conheça o LetsSound, plataforma para reprodução de conteúdo sonoro e, conosco, desenvolva a identidade musical da sua empresa. Conte com a experiência de Elias Cabuzz, profissional que possui mais de 15 anos de estudo e experiência musical, capaz de capturar a essência da sua empresa e construir a identidade musical do seu negócio. Para mais informações acesse: http://letsup.com.br/sound/